Boas astrofotografias são o resultado de alguns vários cuidados. Um deles é a posição no céu do objeto fotografado.
Nossa atmosfera normalmente tem o efeito de borrar as imagens, nunca de melhorá-las. O que podemos tentar fazer é diminuir sua interferência nas imagens. Portanto, via de regra, astrofotógrafos se programam para fazer suas fotos quando o objeto a ser fotografado está mais alto no céu. Quanto mais próximo ao zênite, menor sua influência nas imagens (claro que se a atmosfera estiver muito calma no zênite tem alguma chance estar estar até um pouco longe dele!).
1) Qual o melhor momento para fazer as fotos?
O melhor momento é o da passagem pelo meridiano local, isto é, a linha imaginária que vai do polo sul ao polo norte e que passa por sua cabeça (seu zênite). Este é o momento que um objeto celeste estará mais alto no céu.
Usando, por exemplo, o Stellarium, basta configurá-lo para seu local de observação dia de observação, achar o objeto no mapa, selecioná-lo e então ir alterando a hora até que o valor do "ângulo horário" (uma das várias informações mostradas à esquerda na tela) seja igual a 0. Angulo horário igual a 0 é a passagem do astro por seu meridiano local.
Para mim, na próxima noite, às 2:12 M31 estará mais alta no céu, como pode ser visto na imagem.

2) Quão longe do zênite estará o objeto em seu melhor momento?
Se fez o procedimento acima, logo abaixo do valor do ângulo horário estará a sua elevação, em relação ao horizonte, naquele momento. O zênite é elevação de 90 graus.
Se desejar somente saber o quão alto no céu um objeto pode chegar (para saber se ele é pelo menos visível em seu local, por exemplo), basta fazer a diferença entre o valor da "Declinação" catalogada do objeto a ser fotografado (é uma das informações que aparece à esquerda na tela do Stellarium) e sua latitude geográfica de observação.
Então a galáxia de Andrômeda, M31, tem Declinação catalogada de aproximadamente +41, meu telescópio está em latitude aproximadamente -20... (+41) - (-20) = 61. Então 61 graus longe do zênite, que dá uns 30 graus de altura. Posso ver M31 daqui, mas baixa no céu... vai pegar áreas muito ruins da atmosfera. Não quer dizer que sairá uma fotografia ruim, apenas que no melhor momento para mim as chances não são boas.
Quem esteja em Buenos Aires, 34 sul = -34, teremos (+41) - (-34) = 75.. apenas 15 graus acima do horizonte... da ordem de um palmo acima... parte do céu ainda pior.