Sustentar manualmente a câmera em frente ao telescópio é uma tarefa difícil e que normalmente não nos dá uma boa imagem, claro.
Há alguns tipo de adaptadores, que dependem do telescópio e câmera, que temos à nossa disposição.
Vamos começar pelo caso, que não é o mais comum, onde a pessoa tem um telescópio newtoniano e uma câmera DSLR.
Câmeras DSLR são aquelas câmeras que permitem a troca da objetiva e, por isto, ao tirar sua objetiva, nos permite usar o telescópio como sua objetiva!
Este adaptador é formado por duas partes. Uma é específica para a câmera e a outra é específica para o telescópio. Você compra as duas partes independentemente e as une enroscando uma na outra.
- Anel T2 (parte específica da câmera). Precisa comprar o anel (que tem o mesmo encaixe que o das objetivas à sua câmera) de acordo com o fabricante de sua câmera.
- Adaptador T2 (parte específica do telescópio). Neste exemplo vamos usar o adaptador T2 de 1.25".


Como podem ver nas imagens, o anel tem o encaixe esperado pela câmera igual ao de uma de suas objetivas, enquanto que o adaptador imita o o tambor das oculares de 1.25" (as mais comuns hoje em dia).
Agora é só tirar a ocular do porta ocular do telescópio e colocar a câmera.
Infelizmente o porta ocular de muitos telescópios newtonianos tem um "pescoço" que impede a câmera se aproximar muito do tubo do telescópio, o foco do telescópio fica só um pouco para fora do tubo, e então não conseguimos foco! Isto se resolve colocando uma barlow antes da câmera.