O que eu desejo fotografar vai ficar bom com minha câmera? Vai ficar minúsculo? Vou conseguir registrá-lo em sua totalidade?
 
E você se pega então programando uma sessão de astrofotografia, olhando quais objetos fotografar hoje a noite, ou nas próximas noites, e para alguns você se pergunta: será que dá?
 
Para responder rapidamente a esta pergunta você tem duas formas:
 
Embora a página tenha "DSLR" em seu nome, basta você saber as dimensões físicas do sensor de sua câmera (pode ser uma webcam, por exemplo, e ao lado há os tamanhos para algumas DSLR mais comuns no mercado), a distância focal efetiva do seu telescópio (levando em conta o uso de barlow ou redutor focal) e preencher os campos corretos para ver o tamanho do céu que sua câmera pega, em minutos de arco, e a ampliação conseguida.
Logo abaixo na página há uma tabela com os objetos do catálogo Messier com suas dimensões também em minutos de arco. Aí fica fácil comparar e saber se vai precisar de uma barlow ou de um redutor para fazer a foto que deseja.
 
2- Stellarium
 
O software planetário virtual Stellarium tem um complemento chamado Oculares. Nele você consegue cadastrar oculares, sensores de câmeras, telescópios, por exemplo. Se cadastrar corretamente você poderá usar isto para ver no Stellarium como sairia numa foto o objeto desejado.
Como um exemplo mostro a tela do Stellarium para M83, destacando as características de meu setup e uma foto de teste que eu fiz com ele. Para que as imagens fossem iguais eu teria de colocar a rotação da câmera e até mesmo colocar a galáxia na mesma posição no Stellarium que está na foto... mas deu preguiça e a ideia aqui é somente ver o tamanho do objeto e ver como vai ficar na foto.