Um tipo de astrofotografia muito comum é o de mostrar nas fotos a rotação da Terra através do rastro das estrelas no céu. Você fixa a câmera num tripé (ou como seja), e se põe a fotografar a mesma região do céu por longo tempo. Como a câmera está num tripé fixo e fica imóvel ela vai registrando a cada momento uma imagem ligeiramente diferente á medida que o nosso planeta gira.
Como fazer isto?
1- Foto de longa exposição
Muitas câmeras semi profissionais possuem a velocidade de obturador "B". Nesta posição o obturador se abre, deixando a luz passar até o sensor da câmera, e não fecha. Fica aberto até que você decida quando fechar. Seria a forma mais óbvia de fazer este tipo de foto não fossem alguns detalhesinhos... nas câmeras digitais o obturador fica aberto a custa de consumir a carga na bateria (e boas fotos precisam de umas 3, 6, 7 horas de exposição), o sensor se aquece se ficar registrando imagens de forma contínua e seria preciso estar num local absolutamente escuro para que a imagem não fique velada.
2- Série de fotos de curta exposição
Normalmente o que se faz é uma séria de imagens de pouca exposição (5 segundos, 10 segundos... 20 segundos... a ser escolhido por quem está fazendo a imagem e que lhe dá um resultado que agrade). Ao final da série podemos juntar todas as imagens numa só, onde as estrelas em cada uma delas estará numa posição ligeiramente diferente e a imagem final mostrará o rastro das estrelas.
Claro que para a segunda forma será preciso um programa de computador para fazer isto. Como não sou a favor de pirataria, vou comentar aqui alguns programas de computador grátis para fazer isto (e que tem versão para Windows, Linux e OS X) que são:
Prós: grátis; várias formas de juntar as imagens, deixando os rastros como foram registrados, juntando-os e preenchendo os espaços e deixando um rastro contínuo, deixando o rastro em forma de cometas (brilhantes num extremo e apagado no outro);
Contras: não lê arquivos RAW das câmeras, ou você faz as imagens diretamente em JPG ou terá de transformar cada uma para os formato JPG, ou Tiff, ou qualquer outro formado suportado pelo programa;
Não tenho bons exemplos para mostrar. Se alguém aí animar pode fazer para nós e mostrar o resultado.