Outra coisa comum em alguns softwares de tratamento de imagens astronômicas é o uso de imagens de campo plano.
 
Dos vários problemas que temos numa imagem astronômica dois são fáceis de serem percebidos.
  1. um deles é o escurecimento da imagem quando nos aproximamos das bordas (o vignetting). Isto é normal principalmente quando usamos um redutor focal, embora aconteça sem seu uso;
  2. o outro é o aparecimento de "donuts", isto é, pequenos anéis escurecidos na imagem.
 
O primeiro normalmente é um problema de obstrução óptica , e que não se corrige manualmente, o segundo é sujeira que cai na janela do sensor (a janela é um filtro infravermelho que é posto antes do sensor e que também serve para proteger o sensor da poeira), que pode ser corrigido limpando a janela.
 
Para corrigir estes dois problemas (e outros que não vou comentar aqui) usamos imagens que foram expostas a uma iluminação uniforme sobre todo o sensor (daí o nome "campo plano"). As diferenças de iluminação entre um pixel e outro são aplicadas à imagem original e então retiramos desta os problemas.
 
Se olhar com atenção encontrará alguns "donuts" na primeira imagem (principalmente os dois grandes na parte inferior, à direita).
O maior problema aqui é conseguirmos iluminar nosso sensor da forma mais uniforme possível. Não é tão fácil assim, mas uma correção ruim é melhor que nenhuma.